terça-feira, 5 de junho de 2007

A Era da Interatividade

O site http://www.youtube.com/ , demonstra como a internet pode ser interativa. Diferente de veículos de comunicação tradicionais que apenas emitem a informação ao receptor e que tem total domínio sobre a escolha do que irá exibir, os sites da internet vem se atualizando e propondo novas idéias de interatividade. A página em questão, vai além de tudo que já foi proposto como forma de interatividade, porque não há apenas uma interatividade de poder comentar sobre o que está sendo dito ou mostrado, como em muitos outros sites acontece. Agora, e você é o ''programador'' é a pessoa que escolhe o que irá ver e quando irá ver, e além disso pode disponibilizar os seus vídeos para que outras pessoas assistam-no.
O site de compartilhamento tem atuação em todas as áreas, e podemos destacar entre tais : Campanhas, como por exemplo, o '' Free Hugs'', a qual é o tema principal deste blogger e que não teria a mesma repercussão se seu clipe não estivesse vinculado no youtube, a divulgação de notícias, eventos em cidades, manifestações sobre qualquer assunto, denúncias, entretenimento, clips e outros. Atualmente, muitas bandas independentes e anônimas tornam-se reconhecidas através desse site, o mesmo pode acontecer com usuários anônimos que se tornam celebridade instantânea.
Como ocorre em todo processo evolutivo, um meio não anula o outro, assim, o site interage com os meios de comunicações já existentes, os usuários tem no site acesso à programas de TV , programas de rádio e também à vídeos polêmicos, sensacionalistas e de flagrantes, que foram proibidos ou não estiveram presentes na mídia tradicional. Um exemplo do grande acesso e sucesso do site é o caso da apresentadora de TV Daniela Cicarelli que ao ser filmada secretamente em uma praia da Espanha em momentos íntimos com seu namorado, teve seu vídeo divulgado no site e logo este foi um dos mais acessados. A apresentador pediu à justiça que o seu vídeo fosse retirado do acervo do site.
Enfim, a comunicação é mútua e super interativa, pois, além de assistir vídeos pode-se comentá-los, produzi-los, postá-los, divulgá-los, copiá-los e reeditá-los. O youtube, mesmo sendo restrito à área de vídeo, talvez seja o melhor exemplo do futuro nos meios de comunicação ao qual estamos nos encaminhando, a era da interatividade.

Ananda Delevati e Cassiano Cavalheiro

Nenhum comentário: